CURRICULO, JUSTIÇA CURRICULAR E A SUA AÇÃO TRANSFORMADORA
Palavras-chave:
Currículo, Justiça curricular, BNCC, Justiça socialResumo
Este artigo apresenta resultados das discussões vivenciadas em sala de aula, na disciplina de Estudos Avançados em Currículo do Doutorado em Educação: Currículo, e tem por objetivo apresentar as reflexões de como compreendemos os termos currículo e justiça curricular para a transformação da prática docente baseada no reconhecimento da diversidade cultural. O referencial teórico sustenta-se nos estudos dos autores como: Hamilton (2011), Sacristán (2013), Ponce (2012), Arroyo (2011), Chizzotti e Casali (2016), Grundy (1987), Santomé (1998), Connel (1995) e Mészáros (2005), autores que foram inseridos conforme as discussões demandaram outros temas como o estudo da Base Nacional Comum Curricular. A metodologia possui abordagem qualitativa e utiliza-se da análise dos textos e de discussões apresentadas em sala de aula. Os resultados apontam que é necessário ampliar as discussões dentro das instituições públicas de ensino no que diz respeito à compreensão do conceito de currículo e de justiça curricular. Isso ocorre porque as reformas da educação obedecem à lógica do mercado para reprodução do próprio sistema capitalista. Para que o currículo seja de fato transformador e influencie a nossa prática docente, é preciso que alguns processos sejam modificados, considerando as disputas e as relações de poder existentes. Evidenciou-se que o currículo nunca é neutro, porque sempre desempenhará uma intencionalidade de quem o está organizando
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