CURRICULO, JUSTIÇA CURRICULAR E A SUA AÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Justiça curricular, BNCC, Justiça social

Resumo

Este artigo apresenta resultados das discussões vivenciadas em sala de aula, na disciplina de Estudos Avançados em Currículo do Doutorado em Educação: Currículo, e tem por objetivo apresentar as reflexões de como compreendemos os termos currículo e justiça curricular para a transformação da prática docente baseada no reconhecimento da diversidade cultural. O referencial teórico sustenta-se nos estudos dos autores como: Hamilton (2011), Sacristán (2013), Ponce (2012), Arroyo (2011), Chizzotti e Casali (2016), Grundy (1987), Santomé (1998), Connel (1995) e Mészáros (2005), autores que foram inseridos conforme as discussões demandaram outros temas como o estudo da Base Nacional Comum Curricular. A metodologia possui abordagem qualitativa e utiliza-se da análise dos textos e de discussões apresentadas em sala de aula. Os resultados apontam que é necessário ampliar as discussões dentro das instituições públicas de ensino no que diz respeito à compreensão do conceito de currículo e de justiça curricular. Isso ocorre porque as reformas da educação obedecem à lógica do mercado para reprodução do próprio sistema capitalista. Para que o currículo seja de fato transformador e influencie a nossa prática docente, é preciso que alguns processos sejam modificados, considerando as disputas e as relações de poder existentes. Evidenciou-se que o currículo nunca é neutro, porque sempre desempenhará uma intencionalidade de quem o está organizando

 

Biografia do Autor

  • Maria de Jesus Ferreira César de Albuquerque, Universidade Federal do Amapá

    Professora Assistente no curso de Licenciatura em Geografia da UNIFAP-Campus Binacional. Possui graduação em Geografia e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Educação: Currículo, na PUC/SP (bolsista CNPq).

  • Domingas Luciene Feitosa Sousa, PUC-SP

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Pós-graduação em Gestão Escolar, Pós graduação em Educação a Distância, pela W Pós de Brasília. Graduação em Teologia pelo Instituto Teológico do Oeste I e II da CNBB (1998), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Doutoranda em Educação: Currículo-PUC/SP (Bolsista CNPq).

  • Anderson Monteiro Andrade, Instituto Federal da Paraíba

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Patos. Doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Mestre em linguística pela UFPB. Graduado em Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela UEPB. Líder do grupo de pesquisa Metodologias Ativas para o ensino de Línguas- MAEL (CNPq/IFPB).

Referências

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Publicado

26/12/2023

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

CURRICULO, JUSTIÇA CURRICULAR E A SUA AÇÃO TRANSFORMADORA. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6012. Acesso em: 10 set. 2025.

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