Análise dos fatores motivacionais a partir da qualificação profissional de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4803

Palavras-chave:

Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores motivacionais a partir da oferta de qualificação profissional para jovens e adultos na Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, onde) funciona como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, em Manaus, Amazonas.  Para isto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, sob amostra não-probabilística intencional, aplicando-se questionários estruturados para a coleta de dados com questões fechadas.  Os resultados indicaram que os cursos de Introdução a Administração, Introdução ao Atendimento aos Clientes e de Introdução ao Empreendedorismo foram os de maior interesse dos alunos.  Após a participação no projeto de qualificação profissional, os fatores motivacionais estariam relacionados à oportunidade de maior capacitação, crescimento profissional e a  satisfação com o conhecimento obtido nos cursos ministrados.

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Biografia do Autor

José Carlos da Silva Lima, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus

Mestre em Engenharia de Produção – UFAM. Especialista nas áreas de Marketing, Gestão de Pessoas, MBA Gestão de Negócios. Graduação em Administração – UFAM. Consultor em Gestão de Empresas. Professor universitário – UEA. Coordenador do projeto de extensão de Qualificação profissional.

Sibelle da Silva Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus

Turismóloga – UEA; Licenciatura em Letras Francesas – UFAM. Pesquisadora do GP-Observatur-UEA.

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Publicado

31/08/2020

Como Citar

LIMA, J. C. da S.; OLIVEIRA, S. da S. Análise dos fatores motivacionais a partir da qualificação profissional de jovens e adultos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 749–767, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4803. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos