A perspectiva hermenêutica nas práticas docentes: O currículo no processo dialógico professor-aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4423

Palavras-chave:

Currículo. Hermenêutica. Prática Docente.

Resumo

O artigo objetiva analisar em uma perspectiva hermenêutica a prática docente de implementação do currículo por meio do processo dialógico professor(a)-aluno(a) a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados indicam que a prática docente e o currículo podem ser pensados como uma relação hermenêutica, logo, uma relação de produção de sentidos e, desta forma, como prática que compreende e interpreta, descobre e produz sentido, contribuindo para a ampliação do horizonte compreensivo acerca do diálogo entre professor e aluno(s) no contexto da prática docente na implementação do currículo. Considerando que a compreensão é a interpretação. Assim, a experiência do ser no mundo é fundamentalmente interpretativa, do que se depreende que por meio do diálogo é possível estabelecer uma relação de natureza histórica e linguística da experiência de mundo do aluno e do professor, abrindo o horizonte da reflexão, interpretação e compreensão. Conclui-se que, o diálogo hermenêutico pode ser um caminho na construção do conhecimento na prática docente por meio do currículo.

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Biografia do Autor

Paulo César Ausani, Universidade Franciscana.

Bacharel em Direito. Mestrado do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

 

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana

Pedagogia (Universidade Franciscana). Mestre em Educação (Universidade de Passo Fundo). Doutora em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Professora Adjunta da Universidade Franciscana. Docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL)

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana

Pedagogia (Universidade Franciscana). Mestre e Doutora em Educação (Universidade Federal de Santa Maria). Professora Adjunta da Universidade Franciscana. Docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL)

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Publicado

31/08/2020

Como Citar

AUSANI, P. C.; MARQUEZAN, F. F.; SANTOS, E. A. G. dos. A perspectiva hermenêutica nas práticas docentes: O currículo no processo dialógico professor-aluno. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 730–748, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4423. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4423. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos