A percepção corporal da criança no desenvolvimento das marcas gráficas e dos desenhos: elementos motores, estéticos e expressivos para pensar a Educação Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4628

Palavras-chave:

Infância. Corporeidade. Criação. Alfabetização visual

Resumo

O texto aborda a percepção corporal da criança expressa nas produções plásticas, desde as elaborações dos primeiros gestos e signos gráficos até a constituição do desenho, que evidencia o conhecimento e a imaginação por meio da representação simbólica e da escrita visual. Ilustra e comenta a gênese da figura humana a partir de produções plásticas de crianças e apresenta algumas questões em relação à percepção da sua própria corporeidade como desafios aos que se ocupam da instrução e da educação escolar.

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Biografia do Autor

Maria Regina Johann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Unijuí

Maria Regina Johann é graduada em Educação Artística, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Professora do Departamento de Humanidades e Educação, da UNIJUI. Participa dos grupos de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Mongaba tematizando, respectivamente, questões como: linguagem, arte e educação, currículo, cultura digital na educação escolar e a Área das Linguagens no Ensino Médio. 

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

JOHANN, M. R. A percepção corporal da criança no desenvolvimento das marcas gráficas e dos desenhos: elementos motores, estéticos e expressivos para pensar a Educação Escolar. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1336–1356, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4628. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4628. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos