Inter-relações entre os gêneros feminino e masculino: representações sociais que perpassam o âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3982

Palavras-chave:

Representações Sociais. Gênero. Escola.

Resumo

O presente estudo tem o propósito de identificar as representações sociais da comunidade escolar do Estado de Mato Grosso do Sul, sobre as relações de gênero feminino e masculino. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em escolas municipais de Campo Grande, Corumbá, Itaquiraí e Tacuru, com um total de 13 participantes sendo: 5 familiares, 1 criança, 3 professores e 4 gestores escolares. Os resultados sugerem que as representações de gênero feminino e masculino são norteadas pelos valores e experiências adquiridas no contexto social em que os participantes estão inseridos. Essas são reproduzidas e repassadas às próximas gerações, sem ao menos analisar se sua maneira de agir e pensar estão corretas. Contudo, tais representações podem ser descontruídas mediante novos olhares de formadores de opinião, como os profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campus Pantanal

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Marta Claudiane Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campus Pantanal

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

GONÇALVES, J. P.; FERREIRA, M. C. Inter-relações entre os gêneros feminino e masculino: representações sociais que perpassam o âmbito escolar. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1429–1446, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.3982. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3982. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos