Children body perception in the development of graphic marks and designs: motor, aesthetic and expressive elements to think school education
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4628Keywords:
Childhood. Corporeality. Creation. Visual literacy.Abstract
This paper discusses the body perception of the child expressed in plastic productions from the elaborations of the first gestures and graphic signs to the constitution of the drawing that highlights knowledge and imagination through symbolic representation and visual writing. Illustrates and discusses the genesis of the human figure from plastic productions of children and presents some questions regarding the perception of their own corporeality as challenges for those concerned with instruction and school education.References
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação Iochpe, 1991.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 5. ed. Porto Alegre: Zouk, 2015.
DERDYK, E. Linha de horizonte. Por uma poética do ato criador. São Paulo: Escuta, 2001.
DERDYK, E. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990.
FERREIRA, S. Imaginação e linguagem no desenho da criança. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.
HERMANN, N. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança. 1993. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ciências da Comunicação, São Paulo, 1993.
KELLOGG, R. Analisis da la expresión plastica del preescolar. Madrid: Cincel, 1985.
LOWENFELD, V. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
MARTINS, M.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
MÈREDIEU, F. de. O desenho infantil. Trad. Alvaro Lorencini e Sandra M. Nitrino. São Paulo: Cultrix, 1974.
PERONDI, J. D.; TRONCA, D. S.; TRONCA, F. Z. Processo de alfabetização e desenvolvimento do grafismo infantil. Caxias do Sul: Educs, 2001.
PILLAR, A. D. Desenho e construção de conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
ROSSI, M. H. W. Imagens que falam. Leitura da arte na escola. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

