Burnout e tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6560

Palavras-chave:

Burnout. Tecnoestresse. Tecnologias de Comunicação e Informação.

Resumo

O estudo busca compreender o estado da arte por meio de estudos desenvolvidos sobre o Burnout e o tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre os temas na base de teses e dissertações brasileiras no âmbito da Plataforma Sucupira, nos últimos dez anos, bem como, em periódicos e publicações disponíveis nos repositórios Google Scholar e Scielo, de acesso público, e que levam em conta o mal-estar do docente. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades conceituais envolvidas no Burnout e no tecnoestresse, as mudanças do mundo do trabalho, a incerteza diante da pressão produtivista, da concorrência e a precarização das relações laborais formam o pano de fundo contemporâneo, que apontam para a manifestação de indicadores de comprometimento da saúde mental dos docentes de ensino superior, observadas a partir das múltiplas abordagens metodológicas dos estudos analisados, associada ao estresse induzido pelo emprego de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC). O material levantado mostra-se particularmente relevante em face do maior emprego de ferramentas tecnológicas, a intensificação do trabalho remoto ou teletrabalho e o quadro geral de variáveis em mutação no ambiente de trabalho – salário, carga horária, quantidade de alunos e sua relação com o sofrimento e adoecimento dos professores universitários.

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Biografia do Autor

Suzy Mara Aidar Pereira, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho

Doutoranda em Educação (DINTER UNIVALI-FCR), Mestrado em Ciências da Saúde (UnB). Atualmente é Docente da Universidade Federal de Rondônia no Departamento de Filosofia e ministra as disciplinas de Didática, Legislação Educacional,Psicologia Educacional e Estágio Supervisionado I e II. É pesquisadora na área de Educação Ambiental, Epistemologia Genética, práticas educativas e Síndrome de Burnout em Docentes.

Fábio Rychecki Hecktheuer, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho

Doutorado em Desarrollo Psicológico y Aprendizaje pela Universidad Autónoma de Madrid (2001),apostilado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Ciência do MovimentoHumano (área da Educação Física).Atualmente atua como Professor no Magistério Superior naUniversidade Federal de Rondônia (UNIR) no Departamento de Educação Física

Francisco Estácio Neto, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes

Doutor em Educação (UNESP) e Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP). Atualmente é Professor do Magistério Superior em Campos dos Goytacazes, Coordenador de disciplina do Consórcio Cederj (Curso de Pedagogia da UENF) e membro do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para População em Situação de Rua de Campos (CIAMP-RUA)\Campos dos Goytacazes. Coordena os seguintes Grupos de Pesquisa "Núcleo de Estudos, pesquisa e extensão em desencarceramento e antiproibicionismo - UFF" e Núcleo de Estudos, pesquisa e extensão em Esquizoanálise e Análise Institucional - UFF. Atua principalmente nas seguintes áreas: Esquizoanálise, Psicologia Social, Clínica Social, Psicologia Institucional, História da Psicologia, História Social do Trabalho, Psicologia Política, Didática, História da Educação, Currículo, Gestão do Ensino Superior, Ensino e Crise.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

PEREIRA, S. M. A.; HECKTHEUER, F. R.; ESTÁCIO NETO, F. Burnout e tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–15, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6560. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6560. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos