ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elizimari Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.6826

Palavras-chave:

Alfabetização matemática, Conceitos matemáticos, Práticas educativas

Resumo

Ao considerar uma aprendizagem matemática para a vida, faz-se necessário reflexões sobre como desenvolver o letramento desse conhecimento. Assim, esta pesquisa analisa ações pedagógicas de Letramento Matemático para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o tratamento dado ao conteúdo, conforme publicações em periódicos nacionais, na última década. Este estudo se configura como uma pesquisa básica, do tipo Estado do Conhecimento, de caráter exploratório. Constatou-se que as ações pedagógicas demonstram uma preocupação com um ensino significativo, porém uma dificuldade em considerar os conhecimentos prévios dos estudantes participantes. Em relação a estrutura dos conhecimentos matemáticos, revelou-se que alguns são menos explorados que outros. Assim, é possível apontar que as ações pedagógicas em contexto de pesquisa poderiam contemplar as diversas unidades de conhecimento matemático de forma mais homogênea e considerar o conhecimento prévio do estudante no planejamento de tais ações.

Biografia do Autor

  • Elizimari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Graduada em Ciências Biológicas (FIAR) e em Pedagogia (UNOPAR). Especialização em
    Psicopedagogia (FAVENI). Mestranda no Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC).
    Departamento de Ensino do IFMT Campus Cuiabá, Cuiabá, Mato Grosso, Professora de
    Educação Básica - Anos Iniciais do Ensino Fundamental -no Estado de Mato Grosso

  • Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Coordenador do Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC)

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Publicado

29/08/2024

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 11, p. 1–23, 2024. DOI: 10.26568/2359-2087.2024.6826. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6826. Acesso em: 14 nov. 2025.

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