ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7077Palavras-chave:
Atividade de Integração Pedagógica, Dilemas, PedagogiaResumo
O objetivo deste artigo é adensar a problematização da concepção de Atividade de Integração Pedagógica (AIP) a partir da percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Adota-se uma abordagem qualitativa estruturada em três procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a produção das informações, o instrumento de campo utilizado foi o questionário do Google forms. Neste texto a problematização do componente curricular AIP assume centralidade e é abordada de forma associada com as práticas de Extensão e de Atividade Acadêmico-científico-cultural (AACC). A problematização também é relacionada com as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação. Conclui-se o artigo defendendo a importância de pesquisas que tomem como caso empírico de análise os dilemas da própria endogenia curricular.
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