ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7077

Palavras-chave:

Atividade de Integração Pedagógica, Dilemas, Pedagogia

Resumo

O objetivo deste artigo é adensar a problematização da concepção de Atividade de Integração Pedagógica (AIP) a partir da percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Adota-se uma abordagem qualitativa estruturada em três procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a produção das informações, o instrumento de campo utilizado foi o questionário do Google forms. Neste texto a problematização do componente curricular AIP assume centralidade e é abordada de forma associada com as práticas de Extensão e de Atividade Acadêmico-científico-cultural (AACC). A problematização também é relacionada com as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação. Conclui-se o artigo defendendo a importância de pesquisas que tomem como caso empírico de análise os dilemas da própria endogenia curricular.

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Biografia do Autor

Daniel Cardoso Alves, UEMG e UFMG

Doutorando em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil

Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Educação. Pedagoga.

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Publicado

25/12/2023

Como Citar

CARDOSO ALVES, D.; VILMA GONÇALVES RIBEIRO, M. ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.7077. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos