A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA DE MONOGRAFIAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BIBLIOTECA DO CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956)
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7230Palavras-chave:
Brasil, México, CrefalResumo
Este texto tem por objetivo identificar a presença de estudantes brasileiros no primeiro Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina (Crefal), em Pátzcuaro, Michoacán, México, entre 1952 e 1956, tendo em vista a formação de especialistas para a Educação Fundamental. Como fruto da passagem desses estudantes, foram produzidas monografias que compõem o acervo da Biblioteca “Lucas Ortiz”. O Crefal, nesse período, formava líderes e educadores com base nos pressupostos da Educação Fundamental. Trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental de fontes encontradas na Biblioteca “Lucas Ortiz”. Pode-se concluir que a presença de estudantes brasileiros no Crefal se deve a uma rede de relações estabelecida por Lourenço Filho com intelectuais mexicanos, mediada pela Unesco e Crefal.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernanda Vicente de. A educação de adultos no itinerário intelectual de Jaime Torres Bodet e Lourenço Filho: mediações entre campanhas locais e o debate transnacional (1944-1949). 2019. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Santa Catarina, 2019.
BENÍTEZ, L. O. Exhortos y rememoraciones. 1. ed. Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe, México, 2004.
BODET, J. T. [Correspondência]. Destinatário: Lucas Ortiz, México, 16 ago. 1951. 1 cartão pessoal.
BODET, Jaime Torres. [Correspondência]. 28 mai. de 1952, Paris [para] LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström, Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1952.
BRASIL. Revista da Campanha Nacional de Educação Rural. Brasília (DF): Campanha Nacional de Educação Rural, 1959. Ano 6, n. 8.
CREFAL. Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina. Educación Fundamental: Ideario, Principios, Orientaciones Metodológicas. Pátzcuaro, Michoacán. México, 1952.
DÍAZ, J. R. ¿A qué llamamos la Escuela de Pátzcuaro? Decisio. Saberes para la Acción en Educación de Adultos. Pátzcuaro, n. 52, p. 22-28, ene./abr. 2020.
GRUZINSKI, S. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milênio. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 321-342, set./dez. 2003.
LOURENÇO FILHO, M. B. A educação rural no México. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 17, n. 45, p. 108-198, jan./mar. 1952.
LOURENÇO FILHO, M. B. Educación comparada. Secretatia de Educacion Publica, México, v. 1, n. 21. 1963.
LOURENÇO FILHO, M. B. O ensino no México. In: LOURENÇO FILHO, R.; MONARCHA, C. (orgs.). Educação comparada. 3. ed. Brasília: MEC/Inep, 2004.
MÁXIMO, G. G. Años contra el tiempo: bibliografía comentada de las tesis de los alumnos del CREFAL (1952-1978). Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe (CREFAL). Pátzcuaro, Mich. (México), 2006.
MIRANDA, Federico Lazarín. México, la UNESCO y el Proyecto de Educación Fundamental para América Latina, 1945-1951. Signos Históricos, núm. 31, ene.-jun., 2014, 88-115.
SALGUERO, Leticia Vargas. La Escuela Rural Mexicana como antecedente de la Educación Fundamental. Decisio. Saberes para la Acción en Educación de Adultos. Pátzcuaro, n. 52, p. 16-21, ene.-abr. 2020.
SILVA, Rony Rei do Nascimento. “El CREFAL como ejemplo”: la contribución de Lourenço Filho a la Educación Fundamental en Brasil (1947-1951). Decisio. Saberes para la Acción en Educación de Adultos. Pátzcuaro, n. 52, p. 29-34, ene.-abr. 2020.
SILVA, Rony Rei do Nascimento; MESQUITA, Ilka Miglio de. “Educación rural con un espíritu social más que pedagógico”? O Crefal e as experiências de Educação Fundamental no México e Brasil (1950-1960) In: CHALOBA, Rosa Fátima de Souza; CELESTE FILHO, Macioniro; MESQUITA, Ilka Miglio (orgs.). História e memória da educação rural no século XX. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 191-230.
UNESCO. Educación fundamental Descripción y Programa. Decisio. Saberes para la Acción en Educación de Adultos, Pátzcuaro, n. 52, p. 40-69, ene./abr. 2020.
UNESCO, Comité México. Estudio acerca de la educación fundamental en México, México, Secretaría de Educación Pública, 1947, Biblioteca Enciclopédica Popular, 183.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).