A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA DE MONOGRAFIAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BIBLIOTECA DO CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7230

Palavras-chave:

Brasil, México, Crefal

Resumo

Este texto tem por objetivo identificar a presença de estudantes brasileiros no primeiro Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina (Crefal), em Pátzcuaro, Michoacán, México, entre 1952 e 1956, tendo em vista a formação de especialistas para a Educação Fundamental. Como fruto da passagem desses estudantes, foram produzidas monografias que compõem o acervo da Biblioteca “Lucas Ortiz”. O Crefal, nesse período, formava líderes e educadores com base nos pressupostos da Educação Fundamental. Trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental de fontes encontradas na Biblioteca “Lucas Ortiz”. Pode-se concluir que a presença de estudantes brasileiros no Crefal se deve a uma rede de relações estabelecida por Lourenço Filho com intelectuais mexicanos, mediada pela Unesco e Crefal.

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Biografia do Autor

Rony Rei do Nascimento Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Unesp, Campus Marília, com bolsa CNPq, com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CapesPrint) junto ao El Colegio San Luis (COLSAN), San Luis Potosi, México. Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp, Campus Marília. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) com Bolsa Capes/FAPITEC/SE. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes - UNIT (2014).

Ana Clara Bortoleto Nery , Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília

Professora Titularda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp),atuando na Graduação e naPós-graduação.Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração daEducação eFormaçãode Educadores (GEPAEFE).Autora do livro A Sociedade de Educação de São Paulo (1923-1931), Editora Unesp. ÉbolsistaPq/CNPq. É editoraassociadada RBHEe da Cadernos CEDES. 

Ilka Miglio Mesquita

é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do gT de Comunicação do Portal do Bicentenário da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É líder do grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI).

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Publicado

30/12/2023

Como Citar

SILVA, R. R. do N.; NERY , A. C. B.; MESQUITA, I. M. A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA DE MONOGRAFIAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BIBLIOTECA DO CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.7230. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7230. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático