A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA DE MONOGRAFIAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BIBLIOTECA DO CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7230

Palavras-chave:

Brasil, México, Crefal

Resumo

Este texto tem por objetivo identificar a presença de estudantes brasileiros no primeiro Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina (Crefal), em Pátzcuaro, Michoacán, México, entre 1952 e 1956, tendo em vista a formação de especialistas para a Educação Fundamental. Como fruto da passagem desses estudantes, foram produzidas monografias que compõem o acervo da Biblioteca “Lucas Ortiz”. O Crefal, nesse período, formava líderes e educadores com base nos pressupostos da Educação Fundamental. Trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental de fontes encontradas na Biblioteca “Lucas Ortiz”. Pode-se concluir que a presença de estudantes brasileiros no Crefal se deve a uma rede de relações estabelecida por Lourenço Filho com intelectuais mexicanos, mediada pela Unesco e Crefal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rony Rei do Nascimento Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"- Unesp, Campus Marília, com bolsa CNPq, com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CapesPrint) junto ao El Colegio San Luis (COLSAN), San Luis Potosi, México. Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp, Campus Marília. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) com Bolsa Capes/FAPITEC/SE. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes - UNIT (2014).

Ana Clara Bortoleto Nery , Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília

Professora Titularda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp),atuando na Graduação e naPós-graduação.Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração daEducação eFormaçãode Educadores (GEPAEFE).Autora do livro A Sociedade de Educação de São Paulo (1923-1931), Editora Unesp. ÉbolsistaPq/CNPq. É editoraassociadada RBHEe da Cadernos CEDES. 

Ilka Miglio Mesquita

é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do gT de Comunicação do Portal do Bicentenário da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É líder do grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI).

Referências

AZEVEDO, Fernanda Vicente de. A educação de adultos no itinerário intelectual de Jaime Torres Bodet e Lourenço Filho: mediações entre campanhas locais e o debate transnacional (1944-1949). 2019. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Santa Catarina, 2019.

BENÍTEZ, L. O. Exhortos y rememoraciones. 1. ed. Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe, México, 2004.

BODET, J. T. [Correspondência]. Destinatário: Lucas Ortiz, México, 16 ago. 1951. 1 cartão pessoal.

BODET, Jaime Torres. [Correspondência]. 28 mai. de 1952, Paris [para] LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström, Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). 1f. 1952.

BRASIL. Revista da Campanha Nacional de Educação Rural. Brasília (DF): Campanha Nacional de Educação Rural, 1959. Ano 6, n. 8.

CREFAL. Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina. Educación Fundamental: Ideario, Principios, Orientaciones Metodológicas. Pátzcuaro, Michoacán. México, 1952.

DÍAZ, J. R. ¿A qué llamamos la Escuela de Pátzcuaro? Decisio. Saberes para la Acción en Educación de Adultos. Pátzcuaro, n. 52, p. 22-28, ene./abr. 2020.

GRUZINSKI, S. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milênio. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 321-342, set./dez. 2003.

LOURENÇO FILHO, M. B. A educação rural no México. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 17, n. 45, p. 108-198, jan./mar. 1952.

LOURENÇO FILHO, M. B. Educación comparada. Secretatia de Educacion Publica, México, v. 1, n. 21. 1963.

LOURENÇO FILHO, M. B. O ensino no México. In: LOURENÇO FILHO, R.; MONARCHA, C. (orgs.). Educação comparada. 3. ed. Brasília: MEC/Inep, 2004.

MÁXIMO, G. G. Años contra el tiempo: bibliografía comentada de las tesis de los alumnos del CREFAL (1952-1978). Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe (CREFAL). Pátzcuaro, Mich. (México), 2006.

MIRANDA, Federico Lazarín. México, la UNESCO y el Proyecto de Educación Fundamental para América Latina, 1945-1951. Signos Históricos, núm. 31, ene.-jun., 2014, 88-115.

SALGUERO, Leticia Vargas. La Escuela Rural Mexicana como antecedente de la Educación Fundamental. Decisio. Saberes para la Acción en Educación de Adultos. Pátzcuaro, n. 52, p. 16-21, ene.-abr. 2020.

SILVA, Rony Rei do Nascimento. “El CREFAL como ejemplo”: la contribución de Lourenço Filho a la Educación Fundamental en Brasil (1947-1951). Decisio. Saberes para la Acción en Educación de Adultos. Pátzcuaro, n. 52, p. 29-34, ene.-abr. 2020.

SILVA, Rony Rei do Nascimento; MESQUITA, Ilka Miglio de. “Educación rural con un espíritu social más que pedagógico”? O Crefal e as experiências de Educação Fundamental no México e Brasil (1950-1960) In: CHALOBA, Rosa Fátima de Souza; CELESTE FILHO, Macioniro; MESQUITA, Ilka Miglio (orgs.). História e memória da educação rural no século XX. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 191-230.

UNESCO. Educación fundamental Descripción y Programa. Decisio. Saberes para la Acción en Educación de Adultos, Pátzcuaro, n. 52, p. 40-69, ene./abr. 2020.

UNESCO, Comité México. Estudio acerca de la educación fundamental en México, México, Secretaría de Educación Pública, 1947, Biblioteca Enciclopédica Popular, 183.

Downloads

Publicado

30/12/2023

Como Citar

SILVA, R. R. do N.; NERY , A. C. B.; MESQUITA, I. M. A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA DE MONOGRAFIAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BIBLIOTECA DO CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.7230. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7230. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático