ARTE CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO HUMANA: ANÁLISE DE UM CINECLUBE NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.7692

Palavras-chave:

Arte cinematográfica, Formação, Cineclube

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a arte cinematográfica e seu potencial formativo a partir das atividades de debate do cineclube Cine Cena Social, da Universidade Federal do Ceará, no período da Pandemia da Covid-19. No que se refere à metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa com estudo de caso. Inicialmente, observamos as atividades do cineclube; posteriormente realizamos uma entrevista semiestruturada e aplicamos um questionário. Os resultados apontam que o uso do formato remoto durante a Pandemia favoreceu um aumento expressivo no número de participantes, manteve a qualidade dos debates, mas, ainda assim, os sujeitos pesquisados avaliaram que o modelo presencial era mais rico em alguns aspectos, especialmente no que se refere à interatividade.

Biografia do Autor

  • Rister Saulo Machado Rocha, Universidade Federal do Ceará

    Graduado em Sistemas e Mídias Digitais na Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrando em artes no Programa de Pós Graduação em Artes (UFC).

  • Adriano Anunciação Oliveira, Universidade Federal da Bahia

    Graduado em Psicologia (UFBA), com doutorado em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Atuou como professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, João Baptista de. Extensão ou comunicação. In: CARVALHO, Maria Cecília Maringoni. (org.). Construindo o saber: técnica de metodologia científica. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Rio Grande do Sul: L&PM, 2017.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BERTI, A.; CARVALHO, R. M. O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escola. Rio de Janeiro: Pro-Posições, 2013.

CARVALHO, C. A. Cineclube e cinema no Brasil: traços de uma história. São Paulo: UNESP, 2008.

CLAIR, Rose. Cineclubismo: memórias dos anos de chumbo. Rio de Janeiro: Luminária Academia, 2008.

FERRARI, Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1996.

GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. Dinâmicas do cinema no Brasil e na Bahia: trajetórias e práticas do século XX a XXI. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MACEDO, Felipe. História do Cineclubismo: manual do cineclube. São Paulo: Mimeo, 2008.

MOGADOURO Cláudia de Almeida. Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta). Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

ORSOLINI, A. V. P.; OLIVEIRA, S. F. P. Estudo de caso como método de investigação qualitativa: uma abordagem bibliográfica. São Paulo: FACEF, s.d.

REIS, Thiago. Brasil precisa triplicar cidades com cineclubes em 5 anos para bater meta. G1, São Paulo, 26 jul. 2015. Seção Cinema. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2015/07/brasil-precisa-triplicar-cidades-com-cineclubes-em-5-anos-para-bater-meta.html. Acesso em: 25 out. 2023.

SILVA, V. A. S. Cinema e cineclubismo como processos de significação pessoal. Domínios da Imagem, v. 3, n. 4, p. 137-148, 2009. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p137. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/19320. Acesso em: 25 out. 2023.

SILVA, V. A. S. Universidade Federal do Ceará. Relatório de Extensão Cine Cena Social: discutindo trabalho, educação e sociabilidade. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2020.

UNIVERSIDADE Federal do Ceará. Projeto de Extensão Cine Cena Social: discutindo trabalho, educação e sociabilidade. Fortaleza, 2021.

XAVIER, I. Sétima arte, um culto moderno: o idealismo estético e o cinema. São Paulo: Sesc 2017.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

21/07/2024

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

ARTE CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO HUMANA: ANÁLISE DE UM CINECLUBE NA PANDEMIA DE COVID-19 . EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 11, p. 1–17, 2024. DOI: 10.26568/2359-2087.2024.7692. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7692. Acesso em: 9 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 211

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.