Análise do conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos de Ciências Naturais
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4760Palavras-chave:
Biologia. Ensino. Livro. Animais peçonhentos.Resumo
o estudo buscou analisar o conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos (LD) de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático Brasileiro (PNLD) 2017. Foram analisadas treze coleções com cinquenta e dois livros do 6º ao 9º ano. Utilizou-se a Análise de Conteúdo através de cinco categorias de análise: organização do conteúdo conceitual; biologia dos animais peçonhentos; esquema de ilustração; acidentes e primeiros socorros; e atividades propostas. Realizou-se uma Análise de Componentes Principais (PCA) para avaliar a variação dos parâmetros. Nas coleções analisadas, o tema foi abordado em apenas um livro de cada coleção, todos do 7° ano do EF. Na maior parte dos livros analisados (77%), a abordagem do tema se apresentou de forma superficial, fragmentada, descontextualizada e trazendo erros conceituais. Muitas das ilustrações não estavam corretamente relacionadas, os exercícios eram meramente mnemônicos, e as atividades complementares não instigavam a curiosidade e a criatividade. Dos treze livros analisados, apenas dois (15,38%) utilizaram maior rigor científico na descrição do tema. Assim, é preciso refletir sobre a importância da escolha criteriosa do LD pelos professores da Educação Básica, considerando que alguns dos LD analisados ainda são adotados e, frequentemente, utilizados como única fonte de informação no chão da escola.
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