Análise do conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos de Ciências Naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4760

Palavras-chave:

Biologia. Ensino. Livro. Animais peçonhentos.

Resumo

o estudo buscou analisar o conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos (LD) de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático Brasileiro (PNLD) 2017. Foram analisadas treze coleções com cinquenta e dois livros do 6º ao 9º ano. Utilizou-se a Análise de Conteúdo através de cinco categorias de análise: organização do conteúdo conceitual; biologia dos animais peçonhentos; esquema de ilustração; acidentes e primeiros socorros; e atividades propostas. Realizou-se uma Análise de Componentes Principais (PCA) para avaliar a variação dos parâmetros. Nas coleções analisadas, o tema foi abordado em apenas um livro de cada coleção, todos do 7° ano do EF. Na maior parte dos livros analisados (77%), a abordagem do tema se apresentou de forma superficial, fragmentada, descontextualizada e trazendo erros conceituais. Muitas das ilustrações não estavam corretamente relacionadas, os exercícios eram meramente mnemônicos, e as atividades complementares não instigavam a curiosidade e a criatividade. Dos treze livros analisados, apenas dois (15,38%) utilizaram maior rigor científico na descrição do tema. Assim, é preciso refletir sobre a importância da escolha criteriosa do LD pelos professores da Educação Básica, considerando que alguns dos LD analisados ainda são adotados e, frequentemente, utilizados como única fonte de informação no chão da escola.

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Biografia do Autor

Deisiane da Silva Souza Conceição, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Jacqueline Ramos Machado Braga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1995), Mestre (2001) e Doutora (2006) em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (2001), Pós-Doutora em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (2020). Atua nas áreas de Animais peçonhentos, Toxinologia, Venenos animais e Educação Ambiental. Atualmente é professora Adjunto I do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e curadora do Laboratório de Répteis e Anfíbios no campus de Cruz das Almas, Bahia.

Arielson dos Santos Protázio, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas

Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia. Atua nas diversas áreas da Zoologia, sobretudo, com investigações que envolvem anfíbios e répteis, nas linhas de pesquisa de História Natural, Estrutura de Comunidades e Comportamento. Atualmente é professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e curador do Laboratório de Répteis e Anfíbios no campus de Cruz das Almas, Bahia.

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

CONCEIÇÃO, D. da S. S.; BRAGA, J. R. M.; PROTÁZIO, A. dos S. Análise do conteúdo “animais peçonhentos” nos livros didáticos de Ciências Naturais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1357–1381, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4760. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4760. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos