A organização do trabalho pedagógico como prática transformadora na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6537Palavras-chave:
Organização. Pedagogia histórico-crítica. Planejamento.Resumo
Um dos pontos primordiais na educação escolar se refere a organização do trabalho pedagógico que envolve atividades de planejamento, execução e avaliação visando atingir determinado fim. A educação escolar é uma atividade intencional e orientada para um fim, que diz respeito a formação humana, ou seja, a formação das novas gerações que abrigamos em nossos ambientes escolares. No presente artigo, trazemos algumas reflexões acumuladas no decorrer de nossas pesquisas envolvendo a concepção teórico-metodológica da pedagogia histórico-crítica e a partir de nossa inserção em escolas de educação básica, sobre a organização do trabalho pedagógico como prática transformadora. Discutimos possibilidades de organização do trabalho pedagógico na socialização dos conhecimentos sistematizados, que é a função nuclear da escola e que a apropriação desses conhecimentos favorece o desenvolvimento psíquico dos sujeitos, contribuindo para uma inserção social mais qualificada. Como resultado, apresentamos uma proposta metódica de fundamentação dialética sobre a organização do trabalho pedagógico que seja adequada às limitações dos tempos e espaços da educação escolar, que busca propiciar a transmissão e assimilação dos conhecimentos científicos na educação básica.
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