A organização do trabalho pedagógico como prática transformadora na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6537

Palavras-chave:

Organização. Pedagogia histórico-crítica. Planejamento.

Resumo

Um dos pontos primordiais na educação escolar se refere a organização do trabalho pedagógico que envolve atividades de planejamento, execução e avaliação visando atingir determinado fim. A educação escolar é uma atividade intencional e orientada para um fim, que diz respeito a formação humana, ou seja, a formação das novas gerações que abrigamos em nossos ambientes escolares. No presente artigo, trazemos algumas reflexões acumuladas no decorrer de nossas pesquisas envolvendo a concepção teórico-metodológica da pedagogia histórico-crítica e a partir de nossa inserção em escolas de educação básica, sobre a organização do trabalho pedagógico como prática transformadora. Discutimos possibilidades de organização do trabalho pedagógico na socialização dos conhecimentos sistematizados, que é a função nuclear da escola e que a apropriação desses conhecimentos favorece o desenvolvimento psíquico dos sujeitos, contribuindo para uma inserção social mais qualificada. Como resultado, apresentamos uma proposta metódica de fundamentação dialética sobre a organização do trabalho pedagógico que seja adequada às limitações dos tempos e espaços da educação escolar, que busca propiciar a transmissão e assimilação dos conhecimentos científicos na educação básica.

Biografia do Autor

Maria Cristina dos Santos, Brasil, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, São Paulo.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Pós-doutora em "Ambiente e Sociedade", linha de pesquisa 'Dinâmica socioeconômica nos Ambientes urbano e rural" pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação no Campo/GEPEC/UFSCar.

Mateus Henrique Turini, Universidade Federal de São Carlos

Sociólogo, doutorando em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestre em Filosofia pelo PPGProf-Filo da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020) e Mestre em Docência para a Educação Básica pelo PPGDEB da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

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Publicado

23/01/2022

Como Citar

SANTOS, M. C. dos; TURINI, M. H. A organização do trabalho pedagógico como prática transformadora na educação básica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–28, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6537. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6537. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático