A organização do trabalho pedagógico como prática transformadora na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6537

Palavras-chave:

Organização. Pedagogia histórico-crítica. Planejamento.

Resumo

Um dos pontos primordiais na educação escolar se refere a organização do trabalho pedagógico que envolve atividades de planejamento, execução e avaliação visando atingir determinado fim. A educação escolar é uma atividade intencional e orientada para um fim, que diz respeito a formação humana, ou seja, a formação das novas gerações que abrigamos em nossos ambientes escolares. No presente artigo, trazemos algumas reflexões acumuladas no decorrer de nossas pesquisas envolvendo a concepção teórico-metodológica da pedagogia histórico-crítica e a partir de nossa inserção em escolas de educação básica, sobre a organização do trabalho pedagógico como prática transformadora. Discutimos possibilidades de organização do trabalho pedagógico na socialização dos conhecimentos sistematizados, que é a função nuclear da escola e que a apropriação desses conhecimentos favorece o desenvolvimento psíquico dos sujeitos, contribuindo para uma inserção social mais qualificada. Como resultado, apresentamos uma proposta metódica de fundamentação dialética sobre a organização do trabalho pedagógico que seja adequada às limitações dos tempos e espaços da educação escolar, que busca propiciar a transmissão e assimilação dos conhecimentos científicos na educação básica.

Biografia do Autor

Maria Cristina dos Santos, Brasil, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, São Paulo.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Pós-doutora em "Ambiente e Sociedade", linha de pesquisa 'Dinâmica socioeconômica nos Ambientes urbano e rural" pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação no Campo/GEPEC/UFSCar.

Mateus Henrique Turini, Universidade Federal de São Carlos

Sociólogo, doutorando em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestre em Filosofia pelo PPGProf-Filo da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020) e Mestre em Docência para a Educação Básica pelo PPGDEB da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Referências

ABRANTES, Angelo Antonio. Como ensinar? O método da pedagogia histórico-crítica e a aula como unidade concreta de relações sociais. In: PASQUALINI, Juliana Campregher; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes (Orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando, 2018. p. 99-116.

LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Revista Interface, Botucatu. v. 21, n. 62, p. 531-541, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v21n62/180 7-5762-icse-1807-576220160 917.pdf. Acesso em: 08 ago. 2021.

MAGALHÃES, Giselle Modé; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Avaliação na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Eletrônica Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 15, p. 235-248, 2013. Disponível em: https://www.fclar.u nesp.br/#!/departamentos/ciencias-da-educacao/publicacoes/revista-eletronica/revistas2/ Acesso em: 21 jul. 2021.

MARTINS, Lígia Márcia. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 13-34. (Coleção educação contemporânea).

SANTOS, Maria Cristina dos; NUNES, Klivia de Cássia Silva. Currículo e saber objetivo na organização do ensino nas salas multisseriadas. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 11, p. 01-25, 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1564. Acesso em: 21 jul. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/ 10.9771/gmed.v7i1.12463>. Acesso em: 08 ago. 2021.

SAVIANI, Dermeval. [Sem título]. Entrevista concedida a Mateus Henrique Turini e Deivide Telles de Lima. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de Educação, Bloco F, 2º andar, sala nº 10. Aparelho celular Samsung J7 Prime. 23 nov. 2017.

TURINI, Mateus Henrique. Ensino de sociologia e pedagogia histórico-crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos. 2019. 135 p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru – SP, 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/181734>. Acesso em: 02 ago. 2021.

TURINI, Mateus Henrique. Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia. 2020. 168 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669>. Acesso em: 02 ago. 2021.

Downloads

Publicado

23/01/2022

Como Citar

SANTOS, M. C. dos; TURINI, M. H. A organização do trabalho pedagógico como prática transformadora na educação básica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–28, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6537. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6537. Acesso em: 29 set. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Temático