APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERCÂMBIO PEDAGÓGICO IBERO-AMERICANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6941

Palavras-chave:

DOSSIÊ TEMÁTICO, INTERCÂMBIO PEDAGÓGICO, IBEROAMERICANO

Resumo

Desde a Antiguidade e nos séculos posteriores, o intercâmbio entre os povos ocorreu em diferentes circunstâncias em função de guerras, invasões, conquistas, comércio e peregrinações. Esses encontros civilizatórios oportunizaram e propiciaram “acomodações, recriações e assimilações” bem como “descontinuidades, tensões ou antagonismos”, ou seja, promoveram e provocaram “a recriação dos elementos originais, muitas vezes em soluções novas, realmente originais” (IANNI, p. 77). A correlação de “forças sociais envolvidas” é responsável por engendrar “manifestações de convívio, entendimento, intercâmbio e criatividade” (IANNI, p. 84), uma vez que se entende a civilização como possuidora de uma configuração que não é “pronta, acabada, fixa ou cristalizada”, podendo se modificar “não só pela dinâmica interna dos seus elementos e nexos, compreendendo instituições, modos de ser, agir, pensar, sentir e imaginar”. Ela se transforma também pelo seu “intercâmbio com os elementos e nexos constitutivos das outras formas civilizatórias” (IANNI, p. 90). Essa interlocução vai se verificar no mundo moderno e contemporâneo em todos os níveis do conhecimento humano e a educação também vai ser palco desse intercâmbio que ensejou a produção, transferência e circulação internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos, sobretudo a partir do final do século XIX e início do século XX. As relações de aproximação vão se verificar no nível do conhecimento, da formação docente, da articulação entre intelectuais, da cooperação institucional, do fomento à fraternidade entre os diferentes países, da paz pela escola e pela educação, do panamericanismo, da promoção das viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação e da imprensa pedagógica. Estes são alguns dos eixos que compõem a proposta deste Dossiê cujos estudos contribuirão para evidenciar os diálogos que se estabeleceram e se estabelecem ainda hoje entre os países que compõem o universo ibero-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Autora do livro Leitura, arte e educação: a Biblioteca do Pavilhão Mourisco (2011) e uma das organizadoras da coletânea Diálogos sem Fronteiras: Educação, História e Interculturalidade (2012). Possui capítulos publicados nos livros: Cecília Meireles: a poética da Educação (2001), Viagens Pedagógicas (2007) e IX LUSOCOM: Lusofonia e Interculturalidade (2012). Autora do Prefácio - O Diário de Uma Viagem - e do Posfácio do livro Diário de Bordo, de Cecília Meireles (2015). É Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Editora Assistente, Avaliadora e Membro do Conselho Editorial da EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (UNIR). Avaliadora da Revista Educação e Cultura Contemporânea (UNESA); da Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC; da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) e da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa EDUCA - Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015 e Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016. Membro do Comitê Técnico Científico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019). Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG). Medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

Hélder Henriques, Instituto Politécnico de Portalegre

Pós-doutor em Educação, Doutor em Ciências da Educação. Instituto Politécnico de Portalegre. Ceis20 – Universidade de Coimbra, Portugal. Orcid: <http://orcid.org/0000-0002-0519-0304>. E-mail: helderhenriques@ipportalegre.pt.

Amélia Marchão, Instituto Politécnico de Portalegre

Pós-Doutorada em Educação e Doutora em Ciências da Educação. É professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) (Portugal) e é investigadora do VALORIZA-IPP na linha de Educação, Educação de Infância, Currículo, Género. Orcid: <https://orcid.org/0000-0003-3424-9392>. E-mail: ameliamarchao@ipportalegre.pt

Referências

HENRIQUES, Helder; MARCHÃO, Amélia; ALMEIDA, Aline. A viagem pedagógica de Alves dos Santos (1866-1942): motivações, observações e incorporações. Lima da Silva, Alexandra (Orgs.). Sujeitos em Movimento. Instituições, Cirulação de saberes, práticas educativas e culturais. Curitiba, Editora e Livraria Appris, Ltda, p. 169-182, 2018.

IANNI, Otávio. Enigmas da Modernidade-Mundo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Downloads

Publicado

30/12/2023

Como Citar

PIMENTA, J. S.; HENRIQUES, H.; MARCHÃO, A. APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERCÂMBIO PEDAGÓGICO IBERO-AMERICANO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–5, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6941. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6941. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático