APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERCÂMBIO PEDAGÓGICO IBERO-AMERICANO
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6941Palavras-chave:
DOSSIÊ TEMÁTICO, INTERCÂMBIO PEDAGÓGICO, IBEROAMERICANOResumo
Desde a Antiguidade e nos séculos posteriores, o intercâmbio entre os povos ocorreu em diferentes circunstâncias em função de guerras, invasões, conquistas, comércio e peregrinações. Esses encontros civilizatórios oportunizaram e propiciaram “acomodações, recriações e assimilações” bem como “descontinuidades, tensões ou antagonismos”, ou seja, promoveram e provocaram “a recriação dos elementos originais, muitas vezes em soluções novas, realmente originais” (IANNI, p. 77). A correlação de “forças sociais envolvidas” é responsável por engendrar “manifestações de convívio, entendimento, intercâmbio e criatividade” (IANNI, p. 84), uma vez que se entende a civilização como possuidora de uma configuração que não é “pronta, acabada, fixa ou cristalizada”, podendo se modificar “não só pela dinâmica interna dos seus elementos e nexos, compreendendo instituições, modos de ser, agir, pensar, sentir e imaginar”. Ela se transforma também pelo seu “intercâmbio com os elementos e nexos constitutivos das outras formas civilizatórias” (IANNI, p. 90). Essa interlocução vai se verificar no mundo moderno e contemporâneo em todos os níveis do conhecimento humano e a educação também vai ser palco desse intercâmbio que ensejou a produção, transferência e circulação internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos, sobretudo a partir do final do século XIX e início do século XX. As relações de aproximação vão se verificar no nível do conhecimento, da formação docente, da articulação entre intelectuais, da cooperação institucional, do fomento à fraternidade entre os diferentes países, da paz pela escola e pela educação, do panamericanismo, da promoção das viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação e da imprensa pedagógica. Estes são alguns dos eixos que compõem a proposta deste Dossiê cujos estudos contribuirão para evidenciar os diálogos que se estabeleceram e se estabelecem ainda hoje entre os países que compõem o universo ibero-americano.
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Referências
HENRIQUES, Helder; MARCHÃO, Amélia; ALMEIDA, Aline. A viagem pedagógica de Alves dos Santos (1866-1942): motivações, observações e incorporações. Lima da Silva, Alexandra (Orgs.). Sujeitos em Movimento. Instituições, Cirulação de saberes, práticas educativas e culturais. Curitiba, Editora e Livraria Appris, Ltda, p. 169-182, 2018.
IANNI, Otávio. Enigmas da Modernidade-Mundo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
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