Un todo indivisible: reflexiones sobre los cinco aspectos que interfieren en el aprendizaje

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5020

Palabras clave:

Génesis del aprendizaje, Aspectos del aprendizaje, Neuropsicología

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo general investigar la génesis del no aprendizaje en individuos en edad escolar, prestando atención a los aspectos que pueden interferir en el proceso de aprendizaje. El estudio se configura como una investigación cualitativa y se realizó a través de una revisión bibliográfica con fundamentos teóricos en los presupuestos de la Neuroeducación (CONSENZA;  GUERRA, 2011), Relvas (2009, 2011), Maia (2011) y la Epistemología Genética (PIAGET, 1975). Como resultado, el estudio destaca que, si bien es un proceso innato al ser humano, el aprendizaje también está condicionado a diferentes aspectos orgánicos, cognitivos, socioambientales, emocionales y pedagógicos. Al señalar que existen varios aspectos que pueden influir en el aprendizaje tanto positiva como negativamente, el estudio indica que corresponde a los profesionales de la Educación ser conscientes de estos aspectos para brindar diferentes oportunidades de aprendizaje a los estudiantes en el aula.

Biografía del autor/a

  • Claucida Silva de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestra em Educação em Ciências  pela mesma instituição (2020). Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste - FAENE (2010) e Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2015). Bolsista de produtividade Capes de 2018 a 2020. Atua no Colégio Adventista de Porto Alegre. Possui interesse de pesquusa nas seguintes áreas: Neuroeducação, Epistemologia Genética, Educação Infantil, Dificuldade de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

  • Márcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2012). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2008). Licenciatura Plena em Ciências: Habilitação Matemática (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2005). Bacharel em Administração de Empresas (Centro de Ensino Superior de Farroupilha, CESF, 2001). Professora de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Farroupilha/RS. Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha/RS. Coordenadora Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC de Farroupilha/RS (2013 - 2016). Membro do Conselho Municipal de Educação de Farroupilha/RS e do Meio Ambiente. Tutora do Programa Formação pela Escola - FNDE. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

  • Livia Crespi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora (2020) e Mestra em Educação em Ciências (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre a relação entre as Neurociências, a formação docente e a prática pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2012), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2015) e especialização em Neuroeducação e Primeira Infância junto à Universidade de Pernambuco - UPE e Instituto Cerebrum (2019). No Ensino Superior, lecionou para turmas de pós-graduação em Neurociências e Gestão Escolar na Faculdade São Marcos de Caxias do Sul/RS e na Educação Básica, leciona para séries iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Santa Rosa de Carlos Barbosa/RS. Atua como orientadora colaboradora na pós-graduação em Práticas Pedagógicas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Tem experiência nas áreas de Educação, Primeira Infância, Neuroeducação, Alfabetização, Ensino de Língua Inglesa, Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação Docente. 

Referencias

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Publicado

30/12/2022

Número

Sección

Artigos Científicos

Cómo citar

Un todo indivisible: reflexiones sobre los cinco aspectos que interfieren en el aprendizaje. EDUCA - Revista Multidisciplinaria en Educación, [S. l.], v. 9, p. 1–19, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.5020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5020. Acesso em: 24 oct. 2025.

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