O PAPEL DO MEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE É E COMO SE FAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2024.6119

Palavras-chave:

Meio, Vivência, Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

Este artigo alia-se à Teoria Histórico-Cultural para pôr em discussão a relação entre desenvolvimento humano e meio escolar, bem como a constituição deste como espaço de vivências e desenvolvimento da criança. Para tanto, parte das percepções de quatro professoras da Educação Infantil quanto ao papel e à exploração do meio para o desenvolvimento de alunos de 03 a 05 anos. Os dados - gerados por meio de entrevista semiestruturada - revelam que, em grande medida, há prevalência da percepção do meio como elemento físico, principalmente dos espaços internos da escola, assim como a exploração superficial dos elementos culturais contidos nesses espaços.

Biografia do Autor

  • Moisés José Rosa Souza, Universidade Estadual Paulista - UNESP; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

    Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – (2020). Mestrado em Educação (2015); Especialização em Língua Portuguesa (2002) e Graduação em Letras (1999), pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. E-mail: moisesjoserosasouza@hotmail.com

  • Dioneia Foschiani Helbel, Universidade Estadual Paulista - UNESP; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

    Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/ULBRA e Letras Português/Literatura Brasileira pela mesma instituição. É especialista em Psicopedagogia e Linguística pelo Instituto Cuiabano de Educação/ICE, em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares pela Faculdade da Amazônia/FAMA, mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP Marília . Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO - Câmpus Ji-Paraná. Pesquisadora nas áreas de leitura e escrita, como foco na reescrita de textos e vice-líder do Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade cultural/GELLIC.

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Publicado

21/07/2024

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

O PAPEL DO MEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE É E COMO SE FAZ. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 11, p. 1–17, 2024. DOI: 10.26568/2359-2087.2024.6119. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6119. Acesso em: 23 out. 2025.

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