v. 10 n. 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL GEOGRAFIAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

					Visualizar v. 10 n. 1 (2023): EDIÇÃO ESPECIAL GEOGRAFIAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Obra da capa : "A Porta da Amazônia"
Autor: Marcos Castro

Publicado: 30/05/2023

Editorial

  • APRESENTAÇÃO GEOGRAFIAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

    Isaque dos Santos Sousa, Valdir Soares de Andrade Filho
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7974

Artigos

  • O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA PÓS-PANDEMIA

    Gersica da Conceição Silva, Danielle Mariam Araújo dos Santos
    1 - 13
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7247
  • A PRÁXIS DOCENTE E AS METODOLOGIAS ATIVAS: CONSTRUINDO E PLANEJANDO ALTERNATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE MANAUS-AM

    Jaqueline da Costa Vaz de Campos Soares, Danielle Mariam Araujo dos Santos
    14 - 29
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7248
  • A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA MODALIDADE AVANÇAR DE 6° AO 9° ANO, AMAZONAS-BRASIL

    Risete Vitor Marialva da Silva, Danielle Mariam Araujo dos Santos
    44 - 60
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7262
  • DESMATAMENTO E AS FRENTES PIONEIRAS NA REGIÃO DA AMACRO

    Bruno Sarkis Vidal, Thiago Oliveira Neto
    30 - 43
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7257
  • CONTRIBUIÇÕES GEOGRÁFICAS PARA IDENTIFICAR ÁREAS DE RISCO EM MANAUS-AM

    Gabriele Figueira Santana, Neliane de Sousa Alves
    213 - 226
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7325
  • GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO – MANAUS/AM

    Idehugo Santos Alves, Edilza Laray de Jesus
    292 - 305
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7331
  • O USO DO APLICATIVO ANCHOR NA PRODUÇÃO DE UM PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA E FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA

    Laura Campos, Edilza Laray de Jesus
    77 - 95
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7309
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PROBLEMÁTICA DAS VOÇOROCAS NO BAIRRO GRANDE VITÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA COLORTECA

    Rejane Ferreira da Silva, Edilza Laray de Jesus
    193 - 212
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7324
  • PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS PARA ENSINAR A GEOGRAFIA FÍSICA NA ESCOLA, CIDADE DE MANAUS – AM

    Rosely dos Santos Nascimento, Francilene Sales da Conceição
    258 - 271
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7329
  • MAPEAMENTO MORFOMÉTRICO DE VOÇOROCA NO BAIRRO GALO DA SERRA, PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

    Rivaldo Junio Araújo da Costa, Neliane de Sousa Alves, Flávio Wachholz
    242 - 257
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7327
  • SOLOS DA AMAZÔNIA NA ESCOLA: ABORDAGEM PRELIMINAR

    Rejane Pereira Cardoso, Marcela Vieira Pereira Mafra
    361 - 373
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7347
  • AS CONTRIBUIÇÕES DAS GEOTECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO FRENTE AOS DESAFIOS DA CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ESPACIAL E DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA NOVA BNCC (2017)

    Flávio Teixeira Lima, Eduardo Henrique Freitas Braga
    180 - 192
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7322
  • UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE AQUISIÇÃO E COMPOSIÇÃO DE CESTA BÁSICA NA CIDADE DE TEFÉ - AM

    Delzilene Anaquiri, Isaque dos Santos Sousa
    343 - 360
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7335
  • CARACTERIZAÇÃO DO PH, TOTAL DE SÓLIDOS DISSOLVIDOS, CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E OXIGÊNIO DISSOLVIDO NO BAIXO RIO TARUMÃ-AÇU (AMAZONAS, BRASIL)

    Bianca de Souza Soares, Flávio Wachholz, Waterloo Pereira Filho
    140 - 155
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7318
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO NOVO ENSINO MÉDIO

    Marilene Souza de Oliveira de Lima, Alcirene Maria da Silva Cursino
    306 - 320
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7332
  • ENSINO DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA COM APOIO DE JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANACAPURU-AM

    Edna da Silva Sales, Danielle Mariam Araujo dos Santos
    96 - 108
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7311
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO 8º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA LESTE DE MANAUS – AM

    Soraia Castro dos Santos, Francilene Sales da Conceição
    321 - 342
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7333
  • DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE DE MANACAPURU

    Kelma da Silva Oliveira, Carlossandro Carvalho de Albuquerque
    109 - 123
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7313
  • O USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A FERRAMENTA GOOGLE EARTH PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE USO DA TERRA

    Suzana Gomes, Flávio Wachholz
    156 - 166
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7319
  • PERCEPÇÃO CLIMÁTICA HISTÓRICA E CONFORTO TÉRMICO EM POPULAÇÃO IDOSA EM MANACAPURU/AM

    Kemyla de Oliveira França Andrade, Valdir Soares de Andrade Filho
    167 - 179
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7321
  • QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL DO RIO TARUMÃ-AÇU/AMAZONAS, BRASIL

    Matheus de Vasconcelos Lima Leitão, Flávio Wachholz, Leônidas Luiz Volcato Descovi Filho
    124 - 139
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7317
  • A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES YANOMAMI EM GEOGRAFIA NO ESTADO DO AMAZONAS-BRASIL

    Thaline Ferreira Fontes, Francilene Sales da Conceição
    61 - 76
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7304
  • A PRAÇA DA SAUDADE COMO SENTIMENTO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE (DES)CENTRALIZAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS

    Luiz Miguel Heráclito Gomes Ferreira, Isaque dos Santos Sousa
    272 - 291
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7330
  • VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA E CONFORTO TÉRMICO: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DO CLIMA NA CIDADE DE MANACAPURU – AM

    Graciele Silva Correia, Valdir Soares de Andrade Filho
    227 - 241
    DOI: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7326